top of page
top-headerimg.jpg

Uma empresa em constante evolução
de estilos, técnicas e materiais

A De Melo Marques Arquitetura nasceu em 1983, no bairro Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro, já inovando com o projeto e construção de uma casa moderna utilizando recursos para maior sustentabilidade e saúde na habitação: ventilação e iluminação natural em todos os ambientes, inclusive através de sheds no telhado e torre central, correto sistema autônomo de tratamento de resíduos, utilização do entulho para aterro do próprio terreno, plantas nativas da região nos jardins, aquecedor solar e apenas materiais e prestadores de serviços disponíveis na região, sem a necessidade de grandes transportes envolvidos.

No início dos anos 90 inovou ao ser o primeiro escritório a informatizar todos os seus procedimentos e a dar entrada em um projeto de arquitetura (um prédio padrão de 4 pavimentos e varandão), para aprovação no distrito da Barra da Tijuca totalmente elaborado em meio digital.

No final dos anos 90 começou a pesquisar, estudar, testar e implantar novos softwares visando a realização de modelos virtuais em 3D para melhor visualização prévia dos projetos pelos clientes e equipes multidisciplinares envolvidas. Culminando na elaboração dos projetos no sistema BIM (Building Information Management), que se traduz como a visualização e o gerenciamento prévio de todas as informações das construções em um modelo virtual 3D antes de sua execução na obra, antecipando seus custos reais e possibilitando a compatibilização de todos os projetos envolvidos. Evitando-se, assim, demolições, geração de entulhos e desperdícios de tempo, energia, matérias e mão de obra.

Deste modo a De Melo Marques vem construindo desde sua base uma busca constante de novas tecnologias e inovação nos procedimentos, sempre afinados com a busca de maior sustentabilidade e saúde do ato de construir, manter e reformular nossa civilização. Com isso foram elaborados centenas de projetos de arquitetura e instalações prediais totalmente aprovados pelos órgãos públicos e executados pelas dezenas de nossos clientes construtores e proprietários.

Visão e Missão

dmm-graf01.png

Desde antes de seu surgimento, nos sonhos de seu mentor principal, a empresa viu e se alinhou com as bases da construção de uma nova era e civilização calcada na busca do aprimoramento e evolução constantes, maior saúde integral, incluindo nas relações humanas, busca da maior sustentabilidade e de uma tecnologia mais orgânica, mais direcionada para as pessoas e mais alinhada com os princípios naturais de harmonia.

Nossa missão é participar de modo coerente com os princípios naturais de harmonia para a evolução, construção e realização de uma civilização mais saudável, plena, acessível, consciente e sustentável no amor, beleza, saúde, prosperidade e paz.  

Metodologia

Nossa metodologia de projeto correlaciona e integra a evolução tecnológica com a busca constante de respeito aos princípios naturais de harmonia, saúde integral e sustentabilidade da civilização.



Esta busca se processa através do Método de Aproximações Sucessivas de metas de curto, médio e longo prazo sempre corrigidas sem apego ao passado e ao presente e com abertura para novas oportunidades e possibilidades.

No início dos anos 90 inovou ao ser o primeiro escritório a informatizar todos os seus procedimentos e a dar entrada em um projeto de arquitetura (um prédio padrão de 4 pavimentos e varandão), para aprovação no distrito da Barra da Tijuca totalmente elaborado em meio digital.

evgeniy-surzhan-lVWozBOVY2M-unsplash2.jpg

Nossa metodologia de projeto correlaciona e integra a evolução tecnológica com a busca constante de respeito aos princípios naturais de harmonia, saúde integral e sustentabilidade da civilização. 

Esta busca se processa através do Método de Aproximações Sucessivas de metas de curto, médio e longo prazo sempre corrigidas sem apego ao passado e ao presente e com abertura para novas oportunidades e possibilidades.

Constante atualização e pesquisa de novos hardwares e softwares envolvidos na realização dos projetos e construções com maior rapidez e perfeição e em acordo com as normas técnicas vigentes; 

Assessoria aos clientes até o pós ocupação e desde a busca do terreno ou imóvel mais ideal possível para seus propósitos e em acordo com os princípios naturais de harmonia, saúde e sustentabilidade. Para tanto é observada a legislação para o local; a topografia existente; a trajetória do sol e dos ventos; a presença de poluição sonora, do ar e das águas; o tipo de evolução econômica e ambiental do entorno; a possibilidade de drenagem do terreno e de sua conexão com a existente na região; a estabilidade da estrutura e ou dos solos; a facilidade de acesso e transportes; a proximidade excessiva de vias expressas e de redes de energia de alta tensão e ou de antenas com elevados campos eletromagnéticos;

 

Busca da melhor implantação arquitetônica e dos projetos complementares para conciliar a maior economia com a melhor estética, uso e manejo dos recursos hídricos, saneamento dos esgotos, manejo dos resíduos e lixo, captação e uso da luz solar e dos ventos locais para maior saúde, isolamento e ou tratamento acústico, harmonia do todo, sustentabilidade do projeto e tratamento paisagístico externo e dos interiores sempre integrados com o meio ambiente ecológico da região para maior saúde e sustentabilidade;

Projetos de arquitetura em sintonia com os últimos e mais modernos conceitos estéticos e os para maior saúde e sustentabilidade. Sempre alinhados com os princípios naturais de harmonia;

Projetos complementares em sintonia com os últimos e mais modernos conceitos e procedimentos para maior saúde e sustentabilidade. Sempre alinhados com os princípios naturais de harmonia;

Compatibilização harmônica e integrada de todos os projetos envolvidos através do sistema BIM – Building Information Management que significa gerenciamento das informações da construção evitando o retrabalho com demolições de serviços executados e gerando menor necessidade de reuniões e desperdício de materiais, de tempo e energia nas obras. 

A pandemia, a saúde integral e sistêmica e a arquitetura biomimética 

A pandemia global gerada pelo novo coronavírus, independentemente de sua origem, exaltou a necessidade de buscarmos um processo de civilização em sintonia com os princípios universais e naturais de harmonia principalmente com maior sustentabilidade, saúde, equilíbrio ambiental, urbano, rural e social ao nível global. Sempre referendados pela ciência e com novas tecnologias mais orgânicas focadas na real plenitude das pessoas, e menos pragmáticas ao não focar somente na escalada da produção em massa sem mitigação real e efetiva dos danos inevitáveis, desde sua origem. E a De Melo Marques Arquitetura vem implantando estes novos paradigmas desde os anos 80, inclusive na publicação de livros. 

Para evitarmos o surgimento, fortalecimento e potencialização de novos super vírus juntamente com o enfraquecimento paralelo de nossa imunidade como consequência de nosso afastamento de nossa natureza original devemos acelerar o resgate de nossa saúde coletiva através da indispensável reformulação dos valores que norteiam nossas ações como a real disseminação do uso das fontes de energia limpa e não poluentes, eliminação total da geração e depósito de lixos na natureza; diminuição da poluição sonora, das radiações, dos solos, do ar e da água até sua extinção.

flor da dália
nasa-vhSz50AaFAs-unsplash2.jpg

Surge assim a necessidade de ampliarmos o conceito de saúde para o de saúde integral e sistêmica. Integral como aquela que possa nos trazer e sustentar além da saúde do corpo maior clareza de percepção e total plenitude, saciedade e realização. Diminuindo como consequência nossa ânsia pelo consumo em excesso. Sistêmica por constatarmos a interdependência de todos os ambientes internos e externos aos seres humanos em seu processo natural de civilização. Estas duas visões juntas ficam ainda naturalmente correlacionadas com a escalada e com o refinamento de nossos graus de harmonia tanto do corpo como da mente para dimensões mais sutis e elevadas, trazendo para nossa realidade diária finalmente os níveis de plenitude amplamente relatados pelos avatares no passado e em nossa época.

São estados capazes de nos trazer maior inspiração, calma, clareza, energia, saúde, equilíbrio e inteligência criativa para realizarmos melhor nossos mais nobres propósitos. Na Europa, região de nações com os maiores índices de de IDH e de felicidade do planeta têm promovido além do foco na sustentabilidade o foco nos procedimentos arquitetônicos que gerem a maior saúde da população, com a popularização inclusive da certificação de construções que demonstrem serem saudáveis.

Nesta direção nós arquitetos, engenheiros, gestores e empreendedores devemos aplicar efetivamente estas novas percepções, tendências e conhecimentos nas edificações, na urbanização e na revitalização das cidades surfando na onda de uma nova e grande oportunidade de prosperarmos sem agredirmos a Terra.

Desde antes da pandemia vem crescendo o interesse, a pesquisa e a aplicação dos conceitos da biomimese na arquitetura e no urbanismo. Na verdade, um conceito antigo também concebido como arquitetura sagrada ou arquitetura orgânica. Agora com outra performance mais moderna aplicada como um procedimento emergencial, urgente e inadiável. Bio como todos sabem significa vida e mimese significa imitação. Ou seja, estudo, pesquisa e imitação dos procedimentos naturais de construção das formas orgânicas e inorgânicas da vida que conhecemos, em nossos designs e projetos, e por que não em breve nas formas de vida que ainda não vislumbramos? Sempre haverá muito a desvendar nesta incrível e boa ventura da evolução humana!

Parece que agora muitos de nós estamos percebendo a necessidade premente de alinharmos nossos processos de civilização com os harmônicos processos naturais sob o risco de sermos abortados. E a pesquisa e prática do design, arquitetura e construções biomiméticas surgem para suprir esta lacuna. A atual utilização da madeira, cerâmica imitando madeira e outros materiais, cores e plantas nos interiores e paisagismo externo, presentes na, ou que remetem à natureza, fazem parte deste processo juntamente com os recursos para maior saúde e sustentabilidade que já vêm sendo implantados  - ainda que lentamente - em edificações e no urbanismo há alguns anos.

A De Melo Marques Arquitetura está totalmente alinhada nesta direção desde sua origem, e se você leu até aqui é porque está alinhado(a) também. Envie-nos uma mensagem pelo Whatsapp e deixe aqui seu e-mail, se juntando a nossos selecionados clientes e colaboradores, e venha ser parceiro(a) nesta grande realização.

bottom of page